Perguntas Frequentes

Aqui você encontra respostas para as perguntas mais comuns sobre o iFood Pago.
Estamos aqui para tirar suas dúvidas e facilitar a sua experiência.

iFood Pago

iFood Pago é o banco digital do ecossistema iFood, com soluções financeiras pensadas para os restaurantes.

O iFood Pago oferece uma série de produtos e serviços financeiros como conta digital, soluções de crédito, antecipação de vendas, seguros e meios de pagamento.

Conta Digital

Não existe obrigatoriedade para que os restaurantes abram a conta, mas aqueles que forem clientes do iFood Pago poderão aproveitar melhor os benefícios de produtos financeiros integrados e terão acesso a mais soluções da fintech.

Não, os restaurantes podem receber os repasses do delivery do iFood em qualquer conta bancária. A diferença é que aqueles que receberem através da conta digital do iFood Pago poderão ter um gerenciamento financeiro mais integrado e facilitado com os produtos financeiros da fintech.

Na contratação de qualquer produto ou serviço financeiro do iFood Pago, como a maquinona e a antecipação de vendas, a conta digital é gratuita. Em caso de não haver nenhuma contratação, é necessário pagar uma taxa de manutenção no valor de R$9,99 por mês.

Os restaurantes podem consultar seus repasses na tela de extrato, na aba de repasse e na funcionalidade “Meu Caixa” na conta digital do iFood Pago. Este ambiente foi construído para facilitar a gestão do parceiro por ser 100% integrado à plataforma do iFood.

Os restaurantes que usam a conta digital do iFood Pago recebem os repasses do Delivery iFood, da maquinona e do Link  de pagamento em 30 dias (plano padrão). Caso queira receber mais rápido pode contratar a Antecipação em 7 dias úteis ou até 1 dia útil após a venda, conforme a elegibilidade.

Se a divergência do repasse estiver no Painel Financeiro ou no Portal do Parceiro, o restaurante deve abrir um chamado com atendimento iFood. Caso a divergência seja na conta digital do iFood Pago, o restaurante deve entrar em contato com o atendimento iFood Pago.

Se durante o processo de abertura o restaurante enfrentar problemas no sistema ou erros, ele pode entrar em contato com o número do atendimento do iFood Pago. Os canais de Atendimento, tanto por chat quanto por voz: (11) 4003-1663, estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h, e aos sábados, das 09h às 15h.

Caso você não tenha sido aprovado na abertura da conta digital do iFood Pago, você pode tentar o processo novamente após 90 dias. Fique atento, pois ao tentar novamente antes desse prazo, sua conta será negada automaticamente. É necessário esperar o prazo para realizar a nova tentativa de abertura de conta. Além disso, um representante do iFood Pago pode entrar em contato com você após a conta ter sido negada, caso o motivo tenha sido por documentação ilegível (fotos embaçadas ou que não permitem a leitura do documento).

Antecipação

Antecipação de vendas é um serviço financeiro que permite ao dono do restaurante receber o valor de suas vendas em até um dia útil ou sete dias úteis após a venda realizada, em vez dos 30 dias do plano padrão. O custo dessa antecipação pode variar dependendo do perfil do parceiro e pode ser consultado dentro do aplicativo da conta digital na seção “Antecipação”.

Sim, no iFood Pago, o dono de restaurante pode antecipar as vendas do delivery. A antecipação de vendas em até sete dias úteis está disponível para todos os restaurantes parceiros que vendem no iFood, conforme a disponibilidade da agenda. Já a antecipação de vendas em um dia útil está sujeita a análise.

A taxa para antecipação de vendas do iFood Pago pode variar dependendo do perfil do parceiro e pode ser consultada no ato da contratação dentro do aplicativo da conta digital, na seção “Antecipação” Ela é descontada automaticamente do repasse do iFood quando depositado na conta digital do iFood Pago.

Sim, é possível. Através da antecipação de vendas em até um dia útil, o restaurante parceiro pode vender hoje e receber amanhã. Para mais informações, acesse o site https://www.ifoodpago.com.br/antecipacao/ e para contratação do produto, basta baixar o aplicativo iFood Pago, abrir uma conta e contratar o serviço de antecipação de vendas.
Vale destacar, que a antecipação de um dia não está disponível para todos os restaurantes e está sujeita a análise.

Existem alguns motivos que impedem a antecipação de vendas de ser ativada, cheque abaixo se eles se enquadram ao seu caso. Se nenhum deles corresponder, entre em contato com atendimento iFood Pago.

1° Nenhuma venda no delivery foi realizada: quando o restaurante contrata a antecipação no aplicativo, ela é oficialmente ativada assim que uma venda é realizada no delivery com a forma de pagamento sendo por cartão de crédito ou débito, na modalidade “Pagamento pelo app”. Se isso não ocorrer, durante um período de trinta dias serão feitas tentativas de ativação. Caso no final do período, nenhuma venda tenha sido feita, o parceiro precisará passar novamente pela etapa de contratação do produto e seguir o mesmo procedimento de ativação.

2º Compromissos financeiros com repasse em garantia: os parceiros que tiverem algum compromisso financeiro, como empréstimo e crédito, em outras instituições bancárias tendo os repasses do iFood como garantia não conseguem contratar a antecipação de vendas. Isso ocorre, pois de acordo com as práticas do sistema de recebíveis, antecipar o repasse é colocar em risco a garantia que foi dada à instituição bancária onde o compromisso foi realizado. Nesse caso, somente após o pagamento total do compromisso, é que o restaurante consegue contratar a antecipação. 

3º Outro erro de falha: Para as falhas de contratação que não citam motivos específicos, no próprio aplicativo, o restaurante é orientado a tentar novamente a contratação após 7 dias. Caso o restaurante não consiga repetidas vezes, ele pode entrar em contato com o atendimento do iFood Pago.

A antecipação de vendas em até um dia útil não está disponível para todos os restaurantes, já que sua liberação depende de uma análise detalhada. Fatores como a performance no delivery, o engajamento com a plataforma iFood e outros critérios internos são levados em consideração para a elegibilidade. Para aumentar as chances de acesso a esse benefício, é importante manter seu restaurante ativo e apresentar uma boa performance no iFood.

Ao comprometer seus repasses do iFood com outras instituições, você pode perder o benefício de manter seu plano de antecipação com o iFood Pago. Isso acontece porque seus repasses foram cedidos para outra instituição financeira e, com isso, não podem ser antecipados até que seus compromissos com essas instituições sejam quitados, fazendo com que seu plano seja cancelado. Isso ocorre, pois de acordo com as práticas do sistema de recebíveis, antecipar o repasse é colocar em risco a garantia que foi dada à instituição bancária onde o compromisso foi realizado.

A) Caso o cliente já tenha vendas atreladas ao novo CNPJ

  1. Cancelar a antecipação de vendas do CNPJ antigo na conta digital do iFood Pago.
  2. Abrir uma conta digital do iFood Pago para o novo CNPJ.
  3. Contratar novamente o produto de antecipação na nova conta.
  4. Alterar o CNPJ no portal do parceiro. 

 

B) Caso o cliente ainda não tenha vendas no iFood com o novo CNPJ

  1. Cancelar a antecipação de vendas do CNPJ antigo.
  2. Abrir uma conta digital do iFood Pago para o novo CNPJ. 
  3. Alterar o CNPJ no portal do parceiro.
  4. Contratar novamente o produto de antecipação na nova conta. No entanto, para que haja a ativação do plano, é necessário que a primeira venda no novo CNPJ seja realizada em um período de 5 dias a partir da data de solicitação. Caso a primeira venda no novo CNPJ seja feita após esse período, a ativação falhará e será necessário solicitar nova contratação do plano de antecipação.

Nesse caso, com a mudança de sócio, o parceiro perde a antecipação de vendas e o acesso à conta digital do iFood Pago. Por isso, logo após a mudança de sócio, o restaurante deve entrar em contato com o atendimento iFood Pago para atualizar os dados cadastrais e ter acesso novamente à conta e ao produto de antecipação de vendas.

Nesse caso, o parceiro deve entrar em contato com o atendimento do iFood Pago. A maioria dos casos de erro envolve a troca de dados sensíveis, ou seja, o restaurante trocou CNPJ ou o sócio e não seguiu o procedimento correto.

Caso isso ocorra, pedimos que o parceiro entre em contato com o atendimento do iFood Pago, pois trata-se de um comportamento inesperado. Nossa equipe está pronta para analisar o caso e fornecer o suporte necessário para que tudo seja resolvido o mais breve possível.

Sim, no iFood Pago o restaurante pode ter crédito e antecipação de vendas, diferente do caso em que ter crédito em outros bancos com o repasse em garantia impede o parceiro de ter antecipação de vendas, no iFood Pago ele pode contratar os dois. Isso é possível graças a integração entre delivery iFood e iFood Pago.

Crédito para Restaurantes

As linhas de Crédito do iFood Pago são destinadas a parceiros que já vendem na plataforma iFood, sujeito a análises de elegibilidade, e podem ser utilizadas, por exemplo, para expansão e reforma de lojas, capital de giro e quitação de outras dívidas. Após a contratação o parceiro possui um período de carência e ao final deste período iniciamos o desconto dos seus repasses automaticamente até a quitação do valor da parcela, simplificando o fluxo de pagamento e gestão do parceiro.

Para ter acesso ao crédito é importante que o restaurante tenha engajamento e uma boa performance no iFood, os indicadores de performance na plataforma são o principal critério de seleção. Também são levadas em consideração restritivos de mercado, informações de sócios e outros itens, porém com peso menor.

Como o principal fator de decisão é a performance no iFood, após análise, muitos restaurantes com score de crédito baixo ou negativados podem ter acesso aos empréstimos no iFood Pago, desde que esses restritivos não ultrapassem algumas regras e políticas internas.

As taxas de juros variam de acordo com as nossas análises de risco, mas quanto melhor for a performance do restaurante no delivery iFood mais fácil poderá ser conseguir crédito no iFood Pago com taxas competitivas.

Sim, dependendo do contrato de exclusividade podem existir vantagens relacionadas ao crédito iFood, com reduções de até 40% na taxa de juros cobrada. Para saber se seu contrato de exclusividade contempla essa vantagem consulte seu gerente de conta no iFood.

Maquinona

A maquinona do iFood Pago oferece uma integração de dados com o delivery do iFood, por isso consegue fornecer diversas informações sobre o comportamento de compra dos clientes do salão do restaurante parceiro, algo que nenhuma maquininha hoje no mercado consegue. Além de ajudar com dados,  a maquinona permite que o restaurante divulgue seu salão para a base do iFood através de promoções personalizadas  aumentando as vendas do salão, como campanhas de cashback e de fidelidade.

Sim! Atualmente a nossa maquinona aceita as bandeiras Visa, Mastercard, Elo, Hipercard e Amex para a função crédito e as bandeiras Visa, Mastercard e Hipercard para a função débito, além do Pix. 

No vale-refeição, aceitamos as bandeiras iFood Benefícios, Alelo, VR, Sodexo, Ticket, Caju*, Swile* e Flash*. 

*na modalidade crédito.

Em caso de dúvidas de como ativar os vouchers, consulte o vídeo abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=uTSLXgCN_7E

Sim, através da maquinona os restaurantes conseguem oferecer promoções personalizadas para trazer mais clientes ao seu salão.

Existem três formas para ativar alguma campanha promocional na sua maquinona: 

  • Diretamente na maquinona, através do menu “Ajuda”, o cliente encontra um questionário que recomendará uma campanha personalizada com base no seu objetivo;
  • No app da conta digital do iFood Pago, acessando o menu “maquinona” e, depois, “Campanhas Promocionais”; 
  • No Portal do Parceiro. 


Após 3 dias, a campanha estará no ar e pronta para ser ofertada aos consumidores. 

Para acompanhar os resultados da campanha, basta o cliente acessar o menu de “Campanhas Promocionais”, dentro da aba de “maquinona” no seu app da conta digital do iFood Pago. Por lá, ele conseguirá ver informações como: regras da campanha, conversão de revistas, faturamento das revistas e dicas para melhorar a performance.

Você recebe as vendas no dia seguinte ou, se optar por um plano maior, pode receber no crédito em até 30 dias.

Sim, mas não poderá usufruir dos dados de compra dos clientes e das promoções personalizadas que são possíveis somente através da integração entre o delivery iFood e iFood Pago. Você recebe as vendas no dia seguinte ou, se optar por um plano maior, pode receber no crédito em até 30 dias.

O modelo atual da maquinona é focado apenas para atendimento no salão, não disponível para os entregadores.

Você pode acessar os seus repasses da maquinona através do app da conta digital do iFood Pago ou através do Portal de Pagamentos, assim como seu histórico de transações.

Sim! Caso tenha alguma dúvida, você pode contatar nossa Central de Relacionamento através do chat no app da Conta Digital ou através do telefone 4004-3116, de segunda à sexta das 8h as 21h e sábado das 9h às 15h30.

Caso tenha interesse em adquirir uma maquinona do iFood Pago, consulte seu gerente de conta no iFood. Vale destacar, que no momento a maquinona está disponível apenas para a região de São Paulo.

Tap to Pay

É uma funcionalidade de cobrança de diferentes métodos de pagamento de cartão com a utilização do celular como hardware e que permite que o cliente realize o pagamento via aproximação de seu cartão, celular ou smartwatch através do NFC (Near Field Communication).

Ambas são soluções de pagamentos integrais que o iFood Pago oferece, mas cada um com suas vantagens:

  • A maquinona é voltada para parceiros que, além de receber pagamentos, desejam usar a inteligência de dados e marketing do iFood para criar mecânicas com descontos e fidelidade para seus clientes, sendo necessária a contratação do equipamento. 
  • Com o Tap to Pay, os restaurantes parceiros do iFood podem receber pagamentos de forma prática e econômica, usando apenas o celular, sem a necessidade de máquinas ou equipamentos. É mais economia para o estabelecimento e mais facilidade para os clientes na hora de pagar. Para habilitar o Tap to Pay, é necessário que o restaurante tenha conta digital do iFood Pago e tenha um aparelho Android 9+.

Através do ícone do Tap to Pay no menu do seu app da conta digital do iFood Pago. Ao clicar nele, você terá acesso a todas as informações, pré-requisitos e elegibilidade, além dos planos de recebimento e custos.

O nosso produto possui o “Módulo Vendedor”, que é uma funcionalidade que permite que o dono do restaurante cadastre seus funcionários no app do iFood Pago para realizarem cobranças em seus próprios dispositivos utilizando o Tap to Pay.

Sim! Apenas o dono da conta terá acesso ao extrato financeiro, às vendas de todos os seus funcionários e à conta. Somente ele poderá acionar o suporte em caso de algum problema. Também é de sua responsabilidade realizar o cadastro ou exclusão de funcionários a qualquer momento. Os funcionários, por sua vez, terão acesso apenas à função de cobrança do Tap to Pay.

Logo iFood Pago

Abra sua conta e aproveite todas as vantagens do iFood Pago.

Se estiver usando o computador, aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e baixe já o app.